Skip to content

História do Grupo

Foi no ano de 1987 que um grupo de amigos reuniu-se na praia e, em uma conversa ao pé do fogo, decidiram criar um grupo escoteiro. Sendo assim, o mentor desta ideia, o senhor Eniltron Temporal Gomes, juntamente com Moacir Farias Junior, Zélia Bardelli, Maria Aurora, Maria Helena Bardelli, Lucila Gomes, Lucilene Gomes, Márcia Schlichting, Margarete Schlichting e Rodrigo Milaneze aceitaram o convite realizado pelo senhor Anísio Oleksy, presidente do clube União Juventus, o qual queria ter um grupo escoteiro em seu clube. 

Em meados de agosto de 1987 iniciamos as primeiras atividades na antiga sede da Carlos de Carvalho e no dia 28 de novembro de 1987 realizamos as primeiras promessas dos novos escoteiros, escoteiras, lobinhos, lobinhas, sêniores, guias, pioneiros e pioneiras. Neste ínterim, várias famílias vieram fazer parte de nosso grupo e tivemos vários presidentes e muitos chefes empenhados em cumprir o grande propósito do Movimento Escoteiro que é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades. 

Nesta época ainda não tínhamos uma sede, utilizávamos as dependências do clube e tínhamos um porão onde guardávamos o nosso material e uma pequena salinha ao lado da churrasqueira onde a alcatéia se reunia. Sendo assim, com a chegada da família Patriota ao grupo escoteiro, foi mobilizado forças em prol da construção da nossa casa escoteira. E assim, com nossa sede, as atividades continuaram a todo vapor.

Um tempo depois foi construída uma parede de escalada como projeto da tropa sênior, que se empenhou e dedicou vários finais de semanas com a realização de churrascos e eventos para esta construção. Passaram-se os anos e fomos comunicados que o clube tinha vendido o local da Carlos de Carvalho e adquirido novo imóvel no Campo Comprido, na rua Izidoro Biazeto, 1000. Ficamos tristes, porém lá fomos nós em busca de novos rumos. Se para alguns a sede do Batel já era longe, no Campo Comprido então…

Lá nos instalamos, primeiramente em uma casa de madeira que balançava muito só não caía… Mais alguns anos, o clube nos entregou uma nova sede no meio do bosque, sede esta sonho de todo escoteiro pois, além de estar inserida no bosque, havia uma grande área para praticarmos nossas atividades. 

Após um tempo de atividades, a Sociedade União Juventus acabou vendendo o terreno e ficamos alguns anos sem sede, realizando atividades no CEI Professor Ulisses Falcão Vieira e na associação de moradores da região e com os materiais guardados nos carros e nas casas dos nossos chefes.

Em 2018 conseguimos a nossa sede própria em comodato com a Prefeitura Municipal de Curitiba e estamos localizados na Rua Rosa de Barros, 109 – Campo Comprido.

Após quase dois anos de pandemia, retornamos no final de 2021 às nossas atividades presenciais com toda a segurança que o momento exige.

Fotos da nossa história